Paulo Henrique Paranhos
Paulo Henrique Paranhos é um arquiteto e urbanista, nascido em 23 de abril de 1958, em Pedregulho, SP. Formado pela Universidade de Brasília em 1982, ele obteve seu doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela mesma instituição em 2018. Desde 1986, Paranhos mantém um escritório próprio em Brasília, DF, e já trabalhou com figuras importantes como E. M. Dubugras, João Filgueiras Lima, o Lelé. Além disso, ele prestou consultoria para o IPHAN, UnB e o MRE – Itamaraty.
Paulo Henrique Paranhos também desempenhou um papel significativo no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), presidindo o IAB-DF em dois mandatos e sendo membro do Conselho Superior do IAB. Participou da Comissão de Jurados da Bienal Internacional de São Paulo e em vários concursos nacionais, além de integrar o Conselho Curador de Bienais Internacionais. Seu trabalho foi reconhecido com o AWA Award Winning Architecture pelo Espaço Cultural de Palmas e venceu o Shinkenchiku Design Competition no Japão, onde Oscar Niemeyer foi júri.
Venceu diversos concursos internacionais, incluindo os projetos para as embaixadas da Índia e de Moçambique em Brasília, e concursos nacionais como a Sede do CRM Palmas – TO e a Sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – TO. Também obteve segundos lugares em concursos como o Pavilhão do Brasil na Expo 92, Espanha, a Universidade do ABC, SP, e a Sede da CAPES, DF, além de várias menções honrosas. Sua carreira é marcada por inúmeras premiações e reconhecimentos em congressos e bienais, com obras selecionadas para a Sala Especial da Bienal Internacional de São Paulo e exposições em Paris e na Colômbia.