concurso memorial fiocruz
brasília, df
Nossas diretrizes projetuais nascem da intenção de evitar um monumento, mas propor de fato além de um espaço de memória, mas uma experiencia de reflexão dos tempos sombrios num primeiro momento aos tempos em que a humanidade vence a pandemia no segundo momento. O reconhecimento dos que lutaram apesar de todas as adversidades para que o maior número de pessoas pudesse usufruir dessa conquista final.
A impressionante harmonia entre a área destinada à intervenção com as nossas intenções nos fez trabalhar de forma muito delicada aquela paisagem. Uma sútil intervenção fez com que aquela ambiência se tornasse um agradável espaço para experiência de memória. Não se trata de uma construção ensimesmada, mas de um conceito construído a partir da ambiência já existente.
A privilegiada localização do memorial no campus traz o desafio de fazer com que a sua escala de intervenção vá além da poligonal colocada, não seja apenas um acanhado memorial naquela área, mas um equipamento contemplativo cuja abrangência estética enriqueça aquele setor do campus.
Assim como na pandemia, o percurso sugere ao visitante num primeiro ato um mergulho na água, momento de inflexão, de escuridão quando só se falava e se sentia insegurança, medo, angustia e acima de tudo dúvida sobre o nosso próprio futuro.
Momento da grande conquista, resgate da esperança e da retomada dos sonhos. A água como manifestação do extraordinário, aquilo que vai além da concretude diária, símbolo da vida, da espiritualidade. A exuberante vegetação refletida no espelho d´água a trazer o verde aos nossos pés, o futuro, o horizonte ao alcance de todos. No centro das atenções, a apoteose da contemplação, o painel artístico cujos personagens homenageam todos aqueles que se entregaram à preservação da vida das vítimas da pandemia, à preservação da saúde da população brasileira.
A nova topografia enriquece a ambiência local ao abraçar a água conferindo à escala bucólica mais amplitude em sua horizontalidade. Esse movimento de piso sinaliza ao expectador visitante um interesse maior pelos pontos de interesse do memorial. O painel artístico em vidro flutuando e refletindo sobre a água, traz de forma nobre alguns personagens acolhendo, cuidando, em fim, lutando pelas vítimas da epidemia. Não se limita a uma representação racional, mas interpreta a atitude iluminada que transcende os gestos do dia a dia, revela a generosidade imensurável das pessoas aqui homenageadas.
ano do projeto: 2024
autor: paulo henrique paranhos
equipe: joão pedro lau, paulo augusto araujo e wesley oliveira