concurso complexo cultural, social e esportivo da liga solidária brasília, df
O valor intrínseco desse projeto está totalmente vinculado à inestimável riqueza do trabalho prestado por essa instituição em uma área cuja condição ambiental é tão preciosa e cuidadosamente preservada.
Se a concepção arquitetônica visa atender funções diversas de estímulos ao desenvolvimento das pessoas como seres humanos e cidadãos do bem, é importantíssimo e fundamental que essa arquitetura venha contribuir ainda mais com o protagonismo da paisagem natural desse lugar.
É através das escalas arquitetônicas bem cuidadas, das relações de cheios e vazios com suas volumetrias corretamente implantadas, que se torna possível fazer com que o construído não venha para competir, mas contribuir, evidenciar os visuais impactantes dessas áreas de intensa vegetação.
É também pela delicadeza dos elementos construídos, das articulações contextuais das formas arquitetônicas desenhadas que suas integrações espaciais se tornam de convívio agradável, de espaços internos e externos bem interligados. A concepção não se limitou em atender apenas o edifício e seu entorno imediato, mas propor uma tipologia arquitetônica cuja articulação dos espaços contribuam nas relações espaciais de todo o Educandário. Os esquemas acima apresentados evidenciam essa interatividade.
Os fatores de conforto ambiental contemplados, a simplicidade construtiva com elementos de indiscutível durabilidade associados à tecnologia adotada mostra a possibilidade de uma obra não onerosa e de grande viabilidade.
Os modelos volumétricos da geografia do sitio ao lado apresentados chamam nossa atenção ainda para uma topografia interessante a ser explorada. Os desenhos das curvas de níveis bem arborizados abraçam o conjunto arquitetônico proposto, completando a composição desse conjunto de lugares de estar bem agradáveis.
Portanto, o novo complexo social, cultural e esportivo não se limita a mais um edifício, mas resulta numa construção de uma paisagem arquitetônica, um equipamento atraente aos olhos do usuário observador, uma sútil e delicada intervenção de uso cotidiano em um sitio de grande interesse, uma arquitetura de delicada representatividade e leveza.
ano do projeto: 2022
autor: paulo henrique paranhos
equipe: joão pedro lau, paulo augusto araujo e wesley oliveira